Atacante atuou em 2004, aos 16 anos, pelo Yuracan de Itajubá; Dondinho fez cinco gols de cabeça pela equipe.

Diego Costa, novo reforço do Atlético-MG, teve passagem pelo futebol mineiro quando tinha apenas 16 anos. O período no Sul de MG tem, por coincidência, ligação com Pelé. Uma carteirinha da Liga Itajubense de Futebol comprova que o atleta já jogou pelo Yuracan de Itajubá em 2004, mesmo tipo que o pai do Rei, Dondinho, marcou cinco gols de cabeça em uma única partida.

A passagem por Itajubá ocorreu na época em que Diego Costa defendia o Barcelona Esportivo Capela de São Paulo. O time paulista levou alguns jogadores para passar um período de treinos no Yuracan. Nos oito meses que ficou no Sul de MG, o atacante disputou amistosos e um torneio sub-17 no Rio de Janeiro.

Diego Costa retornou para o Barcelona paulista após a temporada no time de Itajubá. No ano seguinte, devido a problemas financeiros, o Yuracan parou de disputar campeonatos profissionais e passou a integrar apenas a categoria amadora.

Naturalizado espanhol, Diego Costa fez sucesso por times como Atlético de Madrid e Chelsea, além de ter disputado duas Copas de Mundo pela Espanha.

Diego Costa foi campeão da Liga Europa com o Atlético de Madrid  — Foto: Getty Images

Diego Costa foi campeão da Liga Europa com o Atlético de Madrid — Foto: Getty Images